Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) são compostos por dispositivos instalados nos pontos mais altos das instalações e estruturas, serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra. Ele evita/minimiza os danos em construções e pessoas oriundos de tais descargas.
No Brasil, a ABNT NBR 5419/2015 contém normas para prevenção de descargas elétricas. Durante a instalação, vários fatores devem ser considerados. Além do projeto em si, outros fatores precisam ser considerados, como o índice relacionado ao número de dias de trovoada em um determinado local a cada ano, a quantidade de pessoas, a luz média da área, etc. No site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), você pode verificar a densidade de raios de cada localidade do Brasil.
A norma regulamentadora NR10 estabelece que todo estabelecimento que tenha potência instalada superior a 75KW, deve possuir e manter o prontuário das instalações elétricas (PIE), dentro desta documentação deve conter o relatório de inspeção do sistema SPDA e os aterramentos elétricos. Desta forma as empresas são responsáveis por construir e manter o sistema SPDA em funcionamento.